Já pensou no quanto de dinheiro seria possível guardar todos os meses se a sua conta de luz chegasse mais barata? Então, se ligue nas nossas dicas de como economizar energia em casa de forma simples e aprenda a valorizar os seus ganhos!
Todo mundo sabe que deixar as luzes acesas quando um cômodo não está sendo usado é um desperdício de eletricidade e de dinheiro. Mas, além de apagá-las sempre que sair de um ambiente, existem outras maneiras de reduzir o uso das suas lâmpadas, como o aproveitamento da iluminação natural.
O ideal é que você não precise acender as luzes durante o dia, então, vale usar cortinas translúcidas, por exemplo, que ajudam a manter certa privacidade sem ter que ligar as lâmpadas. O uso de vidros e de espelhos para refletir a luminosidade também é uma boa estratégia de como economizar energia
Também é possível instalar claraboias no teto, como em corredores ou escadas, por exemplo, a fim de clarear o espaço enquanto houver incidência de raios solares. Por fim, também dá para reposicionar os seus móveis, de modo a aproveitar ao máximo a luz vinda das janelas, principalmente sobre mesas e escrivaninhas usadas para estudos, trabalho ou leitura.
Dê adeus a todas as lâmpadas incandescentes e troque-as pelas versões de LED ou fluorescentes. A diferença entre uma e outra é que as de LED, apesar de mais caras, duram o triplo do tempo das fluorescentes e consomem pouco mais da metade de energia. Ou seja, é um investimento com o melhor custo-benefício em questão de economia e de durabilidade.
Se quiser, faça as contas considerando o seu consumo anual para ter certeza de qual opção compensa mais no seu orçamento. Só não deixe de trocar, pois ambas as alternativas reduzem seus gastos com energia em pelo menos três vezes.
O chuveiro elétrico é o que mais consome energia em uma residência. Por isso, é tão recorrente ouvirmos por aí que é preciso diminuir o tempo de banho. Portanto, é melhor deixar para pensar na vida em outro momento que não seja esse! No entanto, apesar de eficaz, essa está longe de ser a única maneira de economizar aqui.
Manter a chave do chuveiro na posição de “verão” sempre que possível, por exemplo, pode gerar uma economia de até 30% de eletricidade para esquentar a água do banho, sabia? Além disso, é importante manter a fiação do seu chuveiro em boas condições (sem remendos caseiros na resistência) e limpar regularmente os orifícios pelos quais a água sai para que o fluxo não seja prejudicado.
Outra opção é investir em aquecedor solar, vale ressaltar que o aquecedor solar tem a função de aquecer a água e mantê-la aquecida dentro de um reservatório, a agua pode ser destinada para banhos sem o uso da eletricidade para aquecer a agua, e tambem para lavar a louça em dias frios.
Se você alguma vez deixou o refrigerador ligado em casa durante uma viagem, talvez tenha notado que, mesmo funcionando, o eletrodoméstico gastou muito menos energia enquanto você esteve ausente.
Isso acontece porque a eletricidade é gasta pela geladeira para diminuir a entrada de calor em seu interior. O que significa que, quanto menos você abre e fecha suas portas, menos energia ela precisa usar, certo?
Por isso, inclusive, é tão importante conferir as borrachas de vedação, já que elas isolam o interior do seu eletrodoméstico e impedem essa troca de calor.
Logo, não é difícil fazer com que a geladeira fique mais econômica: além de checar a vedação com periodicidade, pense no que vai comer antes de abrir as portas. Deixe-a bem longe de fontes externas de calor (como o forno ou o sol) e evite guardar alimentos quentes lá dentro.
Também é bom conferir se o eletrodoméstico não está muito próximo da parede, pois essa proximidade pode superaquecer o seu motor. O ideal é deixar um espaço de 10 a 15 centímetros entre a traseira e a parede.
A tecnologia é uma grande aliada em como economizar energia em casa. Hoje temos várias opções de sensores de presença e temporizadores de luz no mercado, que fazem com que as lâmpadas sejam acesas e apagadas automaticamente. Logo, elas serão acionadas apenas quando houver necessidade, ou seja, quando alguém estiver no local.
Os temporizadores também podem ser utilizados em diversos aparelhos domésticos, de modo que eles sejam desligados após o período programado. Assim, ninguém mais sai de casa e esquece a televisão ou o computador ligado, por exemplo. Eles não serão retirados da tomada, é claro, mas, só de não ficarem em funcionamento sem necessidade, temos uma ótima economia na conta de luz!
Estaremos a disposição para auxiliar em locais onde será útil a instalação desse sistema, além é claro de colocar a mão na massa, consulte nossa equipe técnica!
Não é comum, mas se você está achando que, talvez, o consumo que aparece na sua conta de luz não reflete a realidade do seu gasto, pode ser uma boa conferir se não há algum probleminha de escape na sua rede.
É bem fácil: depois de desligar e desplugar todos os aparelhos da casa, apagando também todas as luzes, confira o seu medidor de consumo junto ao registro — caso ele continue girando, procure nossa equipe técnica para solucionarmos o problema!
É comum em construções antigas o consumo de energia ser mais alto, exitem alguns fatores que influenciam isso.
Por se tratar de uma estrutura elétrica antiga, as emendas podem começar a se desfazer e ocorrer a fuga de energia, alem de cabos mal dimensionados e uma distribuição de disjuntores incorretas podendo ocasionar até um incêndio se o mesmo demorar a desativar.
Consulte nossa equipe e faça um orçamento para adequação e assim reduzir o seu consumo de energia!